segunda-feira, maio 21, 2012

As férias continuam...


Como sempre, mesmo de férias, eu continuo acordando antes do despertador tocar. Sim, eu mantenho este velho hábito de colocar o despertador para tocar porque sou uma pessoa extremamente diurna. O dia foi feito para ser vivido, respirado até o último raiozinho de Sol desaparecer lá no morro (^^). É impressionante como uma manhã de segunda-feira é capaz de jogar meu humor lá nas alturas. Não, eu não sou louca. A idéia de começo que a segunda-feira me proporciona é fantástica. Acho que é por isso que eu gosto dos dias... noites foram feitas para dormir, e em sua plenitude.

Dia 3: Casa de amigos e Museu da Língua Portuguesa

Rumo à Barra Funda. É a última estação de metrô da linha vermelha e é para lá que rumou nosso destino pela manhã.
Nosso amigo nos pegou na estação e tive o privilégio de caminhar a largos passos por esta cidade grande. Grande caminhada que me fez respirar o ar de domingo à beira do mergulhão (eu ando meio poética por aqui). Uns 15 ou 20 minutos depois, chegamos ao apartamento deste querido amigo. Pequeno, simples, mas aconchegante, você se sente integrante daquela família abençoada. Nos recebem com sorrisos, abraços e beijos, curiosos em saber nossas histórias, e nós as deles. Rimos muito.
Fomos almoçar em um restaurante próximo, muito bonito e com comida gostosa. Rimos mais e pra valer. Como o tempo passa rápido assim...

Não poderíamos desejar melhores companhias para a visita ao MLP. Que encanto, e que barato. Quisera o Rio de Janeiro ter este suporte e oferecer ao seu povo tal entretenimento de qualidade e a um preço bom.
Viajei no tempo, de volta aos corredores gelados da faculdade, onde ressuscitávamos os mortos para estudar suas línguas. Confesso que por muitas vezes a emoção visitou meu olhar e tive que construir um rápido muro de contenção para que as lágrimas não corressem rosto abaixo. Como é bom ser conhecedora de algo e, principalmente, ser valorizada por isso. Me vi ali, naquelas paredes cobertas de palavras, como se me fundisse com aquela estrutura e, agora, estivesse lá para sempre. E de fato, estou.
Desfilei pela exposição de Jorge Amado, assisti ao enorme painel contar sobre músicas, religiões e tantas coisas interessantes de que são feitas de nossa Língua. Ouvi Fernanda Montenegro narrar da origem das palavras, e de como a linguagem nos faz seres únicos. Vi o teto de uma estação de trem se transformar em céu, em nuvem e no paraíso da Língua, com citações de livros e poesias que inflaram meu peito de orgulho. Saí de lá com o espírito renovado, como uma manhã de segunda-feira, na época da minha saudosa faculdade.

Dia 4: Santa Ifigênia

O paraíso do Eletrônico. Nunca pensei que pudesse haver tanta loja de produtos eletrônicos junta. E parecia uma árvore: o tronco principal era a Sta. Ifigênia e os galhos eram as ruas transversais à ela e que também eram lotadas de tais lojinhas.
Ouvi meu marido perguntar coisas tantas vezes que decorei, e quando alguém me perguntava se eu precisava de ajuda, repetia as mesmas coisas que ele e obtinha a mesma resposta: não. Que bizarro.
Fiquei imensamente feliz de conhecer aquele mundo tão colorido e digital, com inúmeros produtos e para todos os fins. Na verdade, nem sabia que poderia haver tanta coisa. Meu mundinho é realmente limitado; tão limitado que fiquei deprimida ao ouvir uma menina atropelar a língua ao descrever 3 computadores em menos de 2 minutos – com todos os componentes e funcionalidades. Me senti uma ameba, de fato. Como posso ser tão alienada perante ao futuro certo? Sei lá... mas que foi estranho, bizarro e intimidador, isso foi.
Mas andamos muito, muito, muito pelas galerias daquele lugar. Observei os diversos idiomas que lá povoam, em especial o árabe (me perdoem os lingüistas e estudiosos por não diferenciar os idiomas nesta hora). E como havia meninas – de véu – trabalhando!!!! Que lindo!!!!! E que lindas!!!

Amanhã, 25 de Março nos espera... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário